Página Inicial > Artigos, Direito Empresarial > Trabalho do Advogado Empresarial

Trabalho do Advogado Empresarial

O advogado empresarial atua de forma preventiva e litigiosa no suporte empresarial.

Quem é dono de uma empresa sabe que todos os passos a serem decididos devem ser muito bem pensados, pelo fato de não conhecer os diversos ramos societários ou por não entender um contrato, uma empresa acaba deixando de aproveitar uma excelente oportunidade de negócio.Ou ainda, muitas vezes, uma empresa é demandada judicialmente em razão de uma inobservância de seu dever legal fundado no seu contrato de negócio, ou ainda, acaba por invadir direitos de terceiros pelo simples fato de não saber que aquilo era indevido.

Sim, esse é o espaço do advogado empresarial, ele atua na confecção e dissolução de sociedades empresariais, nos processos de recuperação judicial, nas fusões, cisões e incorporações de sociedades, na análise risco de contratos empresariais e na consultoria empresarial.

O planejamento empresarial também é o ponto forte da advocacia empresarial, é por esse instrumento que a empresa traça suas metas de curto e longo prazo, pois o homem que não possui objetivos perece, da mesma forma a empresa, uma empresa que não possui um objetivo está fadada a se tornar obsoleta. O mundo empresarial é forte, precisa de gente forte e com potencial, por isso a necessidade do planejamento empresarial e nesse nicho é que o advogado empresarial faz a diferença.

Portanto, se você é dono de alguma empresa, um dia você precisará desse tipo de profissional, pois sempre aparecerão oportunidades, denegar a uma oportunidade por insegurança acerca do negócio ou suspeita do contrato empresarial, não é a melhor política, pois você pode estar fechando uma grande porta para o futuro de sua empresa.

Marcelo Perret Marcelo Perret (102 Posts)

Advogado especializado em Direito Tributário e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD). Atuante também na esfera do Direito Civil, imobiliário e inventários

Lopes PerretLopes Perret

Categories: Artigos, Direito Empresarial Tags:
  1. Michel Alkimin Pereira
    Michel Alkimin Pereira
    27, outubro, 2016 em 21:22 | #1

    Drª. Roberta,
    Que texto interessante, gostei muito de saber mais a respeito da área Empresarial, quero advogar neste ramo do Direito. Seu texto me ajudou a esclarecer muitas dúvidas.

    Obrigado e muito sucesso!

  1. Nenhum trackback ainda.